5 Dicas valiosas para ranquear melhor o seu site no Google

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Quer que o seu site apareça na primeira página do Google? Não é surpresa dizer a maior parte das pessoas nem acessam a segunda página, mas como é possível ranquear bem e se destacar nas buscas?

Neste post iremos trazer 5 dicas de SEO para ranquear melhor seu site. Mostraremos alguns pontos essenciais para todos os sites que objetivam as primeiras posições.[

Sumário

Você sabe o que é SEO?

SEO (Search Engine Optimization) pode ser definido como o conjunto de técnicas e estratégias responsáveis por melhorar o posicionamento de um website na página de resultados de busca orgânica. Sempre com o objetivo de levar mais tráfego ao site, e desta forma, mais conversões.

É sobre isso que iremos falar neste post, separamos 5 dicas de SEO, mas com um alto poder de otimização. Implante essas dicas em seu site e analise os resultados. Esteja preparado para o aumento no volume de visitantes e não perca a oportunidade de converter estes usuários em leads.

1 – Configure o Título da Página

titulo da página - dicas de SEO

O título da página é um dos pontos mais importantes para se trabalhar em uma página.

  • Estruturação do Título

Na composição do título de cada página, é preciso ter um padrão. O indicado é que primeiramente, o título da página possua a palavra chave em destaque e logo em seguida o seu site.

Ficou confuso? Observe os exemplos abaixo:

– 5 Dicas de SEO | Agência Close Brasil
– Você sabe o que é Inbound Marketing? | Agência Close Brasil
– 3 Vantagens do Marketing Digital | Agência Close Brasil

  • Quantidade de Caracteres

O Google não possui uma regra específica para a quantidade ideal de caracteres, nesta etapa o essencial é ter bom senso. Não interessa que sejam utilizados 120 ou 150.

O ponto negativo de ultrapassar a margem dos 58 caracteres, é que a partir desse número o Google irá mostrar apenas reticências. Por isso este é o número de caracteres recomendados, desta forma, cada palavra do título será mostrada por inteiro na página de resultado de buscas.

2 – Tenha Meta Descriptions

Você já deve ter percebido que quando faz uma pesquisa no Google aparece um pequeno texto logo abaixo do link de cada resultado. Em sites bem configurados, este pequeno texto é a Meta Description.

De maneira técnica, a Meta Description é um pedaço de código HTML e sua função é apresentar um resumo do que será abordado na página.

Depois que o robô do Google deixou de analisar esse fragmento de código como requisito para ranqueamento do site, muitas pessoas passaram a ignorar este item.

No entanto, é necessário que você saiba que a Meta Description possui benefícios muito importantes. Deixar de configurar esse pequeno texto pode te fazer perder oportunidades.

Meta Descrição

  • Como construir uma Meta Description

– Encontre o tamanho ideal

A Meta Description cabe cerca de 160 caracteres. Após essa quantidade, o Google corta as palavras, desta forma é necessário que o texto seja menor do que isso.

Não faça descrições muito curtas, elas parecem estar incompletas. Não existe regras para o tamanho, faça testes, use variações e analise qual dá mais resultado.

Escreva algo que realmente chame a atenção do usuário

O seu objetivo na Meta Description é convencer o leitor que a sua página possui o que ele está procurando. Seja criativo nos textos e procure adicionar as palavras-chave mais importantes, na busca, elas ficarão em negrito.

Use chamadas para ação

Sempre é bom adicionar os call-to-action (chamada para ação). Indique para o visitante o que ele deve fazer: “Clique aqui”, “Saiba Mais”, “ Continue Lendo”, são exemplos muito utilizados.

3 – Organize suas Tags de Cabeçalho

tags de título

 

Essas tags foram criadas com o objetivo de destacar pontos específicos no conteúdo criado. Mesmo que o usuário muita das vezes não perceba a diferença entre um conteúdo bem organizado e um mal organizado, para os mecanismos de busca, essa organização faz muita diferença.

Dia H1

As heading tags variam de H1 até H6. A primeira, <H1>, deve ser utilizada como título principal da página. Esta é a tag de cabeçalho mais importante da página e deve informar o conteúdo principal. Não deixe de colocar a palavra chave principal nesta tag, mostre ao usuário e ao mecanismo de pesquisa qual é o foco do seu conteúdo.

Dia H2

Após a tag <H1>, a tag <H2> deve ser utilizada em conteúdos que possuam subtópicos referentes ao termo apresentado na tag <H1>. É nesse momento que devem ser utilizadas as variações de palavra-chave. Desta forma aumentamos a relevância das palavras-chave abordadas e a autoridade da página.

Outras Heading Tags

Daí em diante, o processo é o mesmo para as demais tags. Se for utilizada a tag h3, ela deve ser um subtema do que está sendo tratado no h2. Para as tags h4 -h6, funciona da mesma maneira. Em vias práticas, raramente uma página irá além da heading h3, a menos que seu conteúdo seja muito extenso e de fato seja necessário à divisão em mais tópicos.

4 – Adicione o atributo ALT em Imagens

Essa é outra de nossas dicas de SEO que os usuários constumam deixar de lado ao otimizar um site. ALT é o comando usado para identificar o Alternate Text. Quando o navegador não consegue carregar a imagem, o texto alternativo é esse pequeno texto que é exibido. Além da função de suprir essa informação, ele também cumpre a função de acessibilidade, para ser proporcionada uma leitura da imagem.

Para o SEO, o atributo ALT é mais do que isso, nele é possível adicionar novamente a palavra-chave, isso aumenta a ocorrência da mesma, uma vez que as imagens também contam como conteúdo da página. Lembre-se que a imagem dever ser relacionada ao atributo alt adicionado a ela.

5 – Aperfeiçoe suas URL’s

aperfeiçoe suas urls

O ideal é que o usuário olhe para a barra de endereços do navegador e saiba qual é o conteúdo da página, antes mesmo que este conteúdo carregue. A URL perfeita é aquela que transmite informações suficientes do conteúdo em apenas uma linha.

Para começar a otimização da sua URL escolha primeiramente o domínio a ser utilizado. Tenha em mente que seu domínio deve conter a palavra chave principal do seu site. As ferramentas de busca posicionam melhor os sites cujo domínio se aproximam mais dos termos buscados.

  • Acompanhe nossos exemplos

Para esclarecer essas informações vamos usar exemplos, quando um usuário procura por “Close Brasil” no Google, obviamente o melhor resultado será closebrasil.com.br. Desta forma, se sua palavra chave principal for “Uniformes Personalizados”, o domínio ideal seria uniformespersonalizados.com.br.

Se tratando de URLs de conteúdo, quanto mais curta a URL, mais fácil será copiá-la, lembrá-la e passa-la adiante. Tente deixa-las o mais clara e estruturada possível.

Veja o exemplo de uma URL de conteúdo ideal:

–  closebrasil.com.br/blog

Agora uma URL mal estruturada:

–  closebrasil.com.br/php?id=132

É fácil observar que na primeira URL há uma ocorrência da palavra “SEO”, o que aumenta a relevância da página em uma busca por SEO ou artigo sobre SEO. Outro detalhe, é que números dificilmente agregam algum valor para a URL, é muito melhor o uso de palavras.

 


Conclusão

Uma das mais valiosas dicas de SEO: faça o site de modo que o usuário ache o que quer, de maneira e leitura fácil, e com os conteúdos mais relevantes possíveis. Ou seja, caso você entre em um site que se diz referente à culinária, não irá gostar de se deparar com assuntos relacionados a futebol por exemplo.

É muito importante também que você não tente enganar o mecanismo de busca do Google, colocando conteúdos pornográficos ou polêmicos para atrair tráfego para seu site. Este tipo de prática é condenada pelos buscadores e com frequencia resultam em punições. Caso seu site seja punido pelo Google, dificilmente estará novamente entre os principais resultados de busca.


O que achou do nosso conteúdo? Implante essas dicas em seu site e conte-nos os resultados.

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