Como estão as vendas da sua empresa?

Você tem um produto de qualidade ou oferece um serviço bem feito e mesmo assim acha que os resultados poderiam ser melhores? Isso nem sempre é suficiente para ter lucros satisfatórios no final do mês.

O ambiente econômico global e do Brasil tem trazido grandes desafios para as empresas, que cada vez mais precisam impulsionar seus negócios e serem mais competitivas para sobreviver. Mas como aumentar as vendas?

Tudo é uma questão de estratégia e se você quer aumentar o seu volume de vendas, deve apostar em maneiras eficientes de atrair e conquistar o seu público alvo. Para ajudar nesta tarefa, confira neste artigo as 6 dicas infalíveis para aumentar as vendas.

1 – Conheça muito bem o seu público alvo

Para melhoras as vendas da sua empresa, é importantíssimo que conheça bem o seu consumidor. Se você conhece bem o seu público-alvo, pode criar suas estratégias da melhor maneira possível, de forma que atenda seu cliente e suas expectativas.

Mas, como os consumidores estão cada vez mais exigentes na hora de escolher qual produto comprar, é preciso ser mais cuidadoso na forma como o seu negócio se relaciona com ele.

Por isso, ao definir o público-alvo da sua empresa, você estreita os lações e faz com que ele perceba que seu produto é mesmo a melhor opção de compra.

Para traçar o perfil do seu potencial cliente, aconselhamos que reflita sobre o seguinte aspecto:

“A solução da minha empresa atende à necessidade de quais grupos de pessoas?”

Você deve saber quais são as suas preferências, gostos, renda média, estado civil, etc.  Em caso de vendas consultivas, uma qualificação de leads é uma ação importante para entender suas necessidades. Nesse processo de qualificação, normalmente por telefone, é possível captar muitas informações que também são uma constante do seu público-alvo.

Informação é poder e, quanto mais, melhor.

2 – Comportamento de compra dos consumidores

Além de determinar o perfil do seu público, outra dica infalível para aumentar as vendas é acompanhar o seu comportamento de compra.

O comportamento do consumidor mudou. A forma de tomar decisão mudou, e hoje em dia, tudo é muito dinâmico, inclusive a maneira como os consumidores mudam de atitude.

Pense como as pessoas faziam compras há cinco anos, hoje é igual? Atualmente, milhões de consumidores usam o celular para pesquisar, adquirir produtos, serviços e ainda para reclamar de alguma experiência de compra negativa.

Quer um exemplo?

É muito comum vermos pessoas que não comem glúten, nem lactose, ou procuram por opções veganas. A maioria dessas pessoas utiliza a internet para procurar opções.

As empresas do ramo precisam monitorar os padrões de busca e interesses dessas pessoas, para conseguirem atender as demandas e divulgar a sua marca para o público certo.

Para otimizar o seu faturamento, é necessário saber o que influencia o comportamento do seu consumidor e, a partir dessas informações, analisar o que leva o seu cliente a recusar um produto ou aceitá-lo.

Conhecendo o comportamento dos seus clientes, sua empresa conseguirá antecipar as principais tendências, atrair e reter os consumidores, elaborar melhores campanhas publicitárias e agir com mais embasamento para gerenciar as ações de marketing e tomar decisões.

Dessa forma, você vai conseguir aumentar sua participação no mercado e antecipar essas mudanças com base nos hábitos de consumo e tendências de buscas.

3 – Aposte no relacionamento com o cliente

Atrair e conquistar novos clientes é muito satisfatório, não é mesmo? Você vê a sua marca ampliar as fronteiras, mas investir nos consumidores que já são seus clientes é muito importante para manter a alta conversão de vendas.

O segredo das estratégias de relacionamento com o cliente está em conhecê-los profundamente, descobrir suas reais necessidades e direcionar os esforços da empresa para atendê-las de uma forma mais do que satisfatória, superando suas expectativas.

Para tanto, envie e-mails em datas comemorativas, ofereça um cupom de desconto, envie um newsletter com as novidades, etc. Em outras palavras, faça-o sentir-se importante e verá que o seu cliente se tornará fiel à sua marca.

O CRM pode te ajudar a gerenciar o relacionamento da sua empresa com o seu cliente, analisando suas interações e desejos para criar campanhas mais assertivas.

Além disso, segundo a Sales Force, aplicar as estratégias de CRM numa empresa pode alavancar as vendas em aproximadamente 30%, sua produtividade de vendas em até 34% e a precisão de fechamento dos seus negócios em 42%.

Nós explicamos tudo sobre essa tecnologia. Confira no link:

O sucesso de relacionamento das grandes empresas

 

4 – Identifique e avalie a concorrência

Por mais que você saiba que está fazendo tudo certo, não adianta ignorar a concorrência. É fundamental conhecer as suas características para criar um diferencial entre as demais empresas que atuam no mesmo setor do seu negócio.

Por isso, por melhor que sejam seus esforços em melhorar suas vendas, dar aquela espionada nos concorrentes pode ajudar a criar estratégias mais assertivas e soluções cada vez mais eficientes.

A ideia não é apenas observar as ações do concorrente e acompanhar as tendências do mercado, mas também analisar a reação do público e gerar insights para otimizar sua própria estratégia.

Também vale a pena pesquisar como estão os preços da concorrência, para que você consiga manter preços sempre competitivos para o seu público-alvo, afinal, quem não gosta de pagar um valor mais em conta?

Manter um olho em sua competição é um negócio esperto e você pode aprender muito, simplesmente assistindo seus concorrentes.

5 – Desenvolva ações de marketing atrativas

Nenhum empreendimento sobrevive sem vendas e não se faz vendas sem ações de marketing!

Uma das dicas para aumentar as vendas é fazer campanhas de marketing atrativas para o seu público alvo. A partir do momento que você conhece o seu perfil pode criar anúncios, propagandas e demais ações que chamem a atenção.

Mas pensar em ideias de marketing para atrair clientes não é tão simples assim. Nem todo empreendedor sabe identificar oportunidades ou explorar ferramentas de marketing para o seu negócio.

A primeira coisa que você precisa entender é que não existe uma estratégia de marketing específica para cada negócio. O sucesso de qualquer uma delas depende de como elas foram realizadas, de seu público e, é claro, do tipo de seu negócio.

Hoje, uma agência de viagens por exemplo não vende mais um simples pacote de hospedagem, transporte e ingressos para atrações. Ao invés disso, ela precisa vender as sensações e os momentos que o viajante poderá experienciar se decidir fechar o negócio. Isso porque as pessoas desejam viver mais momentos marcantes do que acumular bens e isso está refletindo no comportamento de compra.

Por isso, invista em ações de marketing atrativas baseadas no perfil do seu público alvo, lembre-se que o comportamento do consumidor mudou e que o relacionamento é chave de ouro para fidelizar clientes e vender mais.

6 – Invista em Inbound Marketing

Economicamente, o Inbound Marketing já é uma vantagem e tanto. Isso porque é 62% mais barato que o método tradicional.

Mas essa metodologia não traz vantagens só econômicas: ela cria conteúdo para sua marca e a aproxima do consumidor. Não satisfeita com tudo isso, ela ainda facilita a aproximação de novos clientes, que geram novos leads e possíveis vendas.

No Inbound Marketing o cliente já chega ao seu time de vendas com muito mais chances de conversão. Além de já conhecer a sua empresa, ele terá informações sobre o produto suficientes para tomar a decisão de compra.

Além disso, de acordo com estudos da Hubspot, investir em inbound marketing gera um ROI três vezes maior que no marketing convencional.

Em um de nossos cases de sucesso, por exemplo, conseguimos um aumento de 5.300% de ROI e um retorno de R$53 reais para cada R$1 real investido, usando estratégias de Inbound Marketing

Agora que você já sabe como aumentar as vendas, comece agora mesmo a gerar mais resultados para o seu negócio. Mãos na massa e boa sorte!

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