7 Motivos para sua Empresa ter um Blog

Muitos empresários e gestores se perguntam se criar um blog é realmente necessário para suas empresas. Eu posso garantir que SIM e vou te mostrar o porquê.

Pense no seguinte: o que leva grandes marcas como Coca-Cola, Disney, General Eletrics, Red Bull, Starbucks e muitas outras a usarem blogs em suas estratégias de comunicação e se tornarem cases de sucesso?

O blog é uma ferramenta que tem potencial de ajudar uma empresa a ganhar autoridade, aparecer no topo dos buscadores e, é claro, vender mais.

Entender o papel de um blog na estratégia de marketing digital é fundamental para atrair um tráfego segmentado e gratuito para o seu site.

1 – Ajuda você a ser encontrado gratuitamente no Google

Quem não é visto, não é lembrado e, na era digital, é substituído rapidamente.

Publicar conteúdo com frequência em um blog faz com que sua empresa tenha muito mais páginas indexadas no Google do que um site comum.

Além disso, aumenta a probabilidade do seu blog receber linkagens de referência em outras páginas, o que é considerado pelo Google como critério de ranqueamento.

Criar e publicar conteúdo atraente com frequência é uma estratégia que, alinhada com as técnicas de SEO, pode elevar sua página no ranking do Google.

Ter destaque nos buscadores, principalmente no Google, é uma das maneiras de sobressair frente aos seus concorrentes na internet e alcançar um bom número de pessoas dentro do seu público-alvo.

2 – Ajuda sua marca a ganhar credibilidade

Hoje em dia, os consumidores estão exigentes e querem algo em troca. Se você consegue resolver alguma dúvida ou problema do cliente, quem você acha que ele irá se lembrar na hora em que sentir a necessidade de comprar?

Criar conteúdo que ajude o seu público de alguma forma é uma maneira bem efetiva de fazer com que a sua marca seja lembrada. Quando o leitor sente confiança no seu conteúdo e consegue absorver a informação positivamente, a sua empresa ganha credibilidade com essa pessoa e é provável que ela volte a consumir seus conteúdos e, consequentemente, comprar de você.

3 – Facilitar a decisão de compra do seu cliente

9 a cada 10 consumidores afirmam que pesquisam na internet sobre o que querem adquirir/consumir antes de realizar uma compra, ou seja, essa é uma oportunidade muito grande para sua marca ajudar a convencer os consumidores, principalmente quando seus possíveis clientes ainda não têm noção da importância da sua empresa na vida deles, está indeciso sobre o que comprar, ou quando já sabe o que quer, mas está considerando opções.

Esses são só alguns exemplos em que um usuário já está mais perto da decisão da compra, ou seja, no fundo do funil. Nesses casos, o seu blog pode ajudá-lo dando dicas, sugestões e criando uma conexão que será determinante na hora de decidir de quem comprar.

Porém, quando falo em facilitar a decisão de compra, também quero dizer que você pode convencer alguém que ainda nem se deu conta de que tem um problema e irá precisar dos serviços ou produtos da sua empresa futuramente, mais especificamente as pessoas que estão no topo e no meio do funil.

Nesses casos, os blogs entram como um meio de mostrar ao seu público, de forma amigável e útil, que ele pode ter um problema e você tem a solução, mas nunca ofertando diretamente os serviços ou produtos da sua marca.

4 – Engajamento com público

Não é mais novidade que o público valoriza conteúdos que agreguem algo em suas vidas. Se o seu blog for útil para alguém, as chances dessa pessoa interagir com sua empresa de alguma forma são maiores, seja em comentários no post, compartilhamento do conteúdo, preenchendo formulários para ter acesso a outros materiais disponibilizados por seu blog, etc.

Quando alguém desperta um interesse grande pelo seu blog, fica motivada a acompanhar sua marca para saber das atualizações de conteúdos novos, por isso, é provável que ela vá seguir sua empresa nas redes sociais, olhar o site institucional e procurar outros canais onde sua marca estiver presente.

5 – Captar leads

O marketing de conteúdo traz 2,2 vezes mais visitas e 3,2 vezes mais leads para as empresas que o adotam.

Imagine que você é dono de um e-commerce. Seu site também pode disponibilizar material para download, mas a maioria das pessoas que o visitam já estão com a intenção de compra.

Com um blog, seu e-commerce vai conseguir abraçar um pedaço maior do público, aqueles que ainda não querem realizar uma compra, porém estão dispostos a preencher um formulário somente para baixar algum conteúdo sobre sua linha de atuação. Assim, você acumula mais contatos para a sua base de leads.

Outro ponto é que publicar conteúdo é um jeito de instigar as pessoas a baixarem um material mais completo, pois o blog é como a “amostra grátis” de todo o conhecimento que seu conteúdo tem a oferecer.

Em troca desse material, o usuário deixa algumas informações que vão para o seu banco de contatos e podem ser usadas futuramente para outras estratégias do seu marketing digital.

6 – Baixo investimento

Se você não tem um investimento para começar o seu blog, fique tranquilo, não é preciso de muito.

Existem plataformas gratuitas e de fácil gerenciamento, que você mesmo pode começar a usar de forma bastante intuitiva. Uma delas é a WordPress, uma das mais utilizadas no mundo atualmente.

Se você mesmo produz o seu conteúdo, então não terá gastos com outro profissional e a divulgação também pode ser feita de forma gratuita nas redes sociais.

No entanto, se sobrar um dinheirinho, vale a pena fazer um impulsionamento do post na sua fanpage para atingir maior alcance de público segmentado.

7 – Fortalecer a sua marca

Tornar-se fonte de referência por meio do conteúdo do seu blog ainda traz um benefício que está além da mensuração em curto prazo: fortalecimento de marca.

Uma marca forte colhe os frutos disso por muito tempo, então, criar um blog pode ser a solução para manter seu negócio saudável e competitivo, não só agora, mas também no futuro.

 


Depois que eu mostrei todas essas vantagens que um blog leva para sua empresa, acredito que tenha entendido a importância de aderir essa estratégia dentro do marketing digital do seu negócio, certo?

 

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