Como definir metas para 2020

Seja na vida profissional ou pessoal, é muito importante ter objetivos, afinal, eles direcionam os nossos esforços em busca de algo desejado.

Em uma empresa, traçar metas pode aumentar muito a produtividade dos colaboradores, resultando em melhores números para o negócio.

Porém, é preciso ter muito cuidado ao criar objetivos. Eles devem servir para estimular o esforço, nunca o contrário

Lembra do famoso trecho do filme “Alice no País das Maravilhas”? Na hora em que ela pergunta para o gato qual é o caminho a ser seguido, ele responde perguntando para onde ela quer ir. No entanto, ela não sabe. E ele finaliza: “Para quem não sabe onde vai, qualquer caminho serve”.

Essa lição é bastante importante, e nos mostra que ter direção é essencial para ter sucesso

Para não correr o risco de chegar a um lugar desagradável, é preciso estabelecer metas e objetivos e, depois, batalhar para alcançá-los.

Definições

Metas são frequentemente vistas como sinônimo de objetivos. Embora essa possa ser uma definição aceitável, existem algumas diferenças entre esses dois conceitos. Vamos explicar melhor.

Objetivo é algo que você deseja alcançar, os sonhos que você pretende realizar na sua vida. Os objetivos são, então, mais abrangentes que as metas.

Metas, por sua vez, são meios utilizados para alcançar esses objetivos, é como se fossem objetivos menores e mais simples.

Ou seja, para alcançar seus objetivos, é preciso traçar metas. Um objetivo é, normalmente, uma grande tarefa. As metas servem para separá-lo em partes menores, mais fáceis de realizar.

Observe o exemplo abaixo

Objetivo: aumentar o número de clientes

Meta: ampliar em 20% o número de clientes fixos até janeiro de 2020

 

Por que as metas são tão importantes para alcançar os objetivos?

Na hora de definir um objetivo, as possibilidades são inúmeras. Por exemplo, o famoso empreendedor Elon Musk, CEO da Tesla, tem a meta de colonizar Marte em um determinado momento. Ninguém o impediu de ter estabelecido planos para isso, no entanto, não sabemos ainda se isso acontecerá de fato.

Ter uma definição de metas, portanto, não assegura de que ela será atingida e isso pode gerar muita frustração. Por outro lado, sem nenhuma meta, é pior ainda. Afinal, você pode ir para qualquer lugar, mas isso certamente não condiz com a necessidade do seu negócio. Acertei, não é verdade?

Para que a sua meta esteja alinhada com o propósito de atingir seus objetivos, utilize o método SMART.

 

Torne seus objetivos SMART

Para ajudar na tarefa de definição de metas, nada melhor do que o método SMART, um acrônimo para as palavras em inglês Specific, Menssurable, Achievable, Realistc e Time-based.

Essa técnica funciona assim:

S: Specifc (seja específico)

Quando definir suas metas, você precisa ser necessariamente específico. Os objetivos precisam estar claros na sua mente, não diga apenas “quero ter mais clientes”.

Para traçar um conjunto de metas, você precisa ter a certeza de que elas possam ser totalmente compreendidas por todos. Para tanto, as metas devem conter o caráter mais específico possível.

Por exemplo, se o objetivo é aumentar vendas, seja prático para definir o que quer. Ao invés de dizer “esse ano quero aumentar as vendas”, você pode dizer “esse ano vou aumentar minhas vendas em 30 %, em 10 meses”. O importante é ser extremamente direto.

Com o tempo, nos acostumamos a criar metas abrangentes demais, mas para ter resultados concretos, é importante ser cada vez mais específico.

M: Measurable (defina objetivos mensuráveis)

Para alcançar uma meta, será necessário que você a acompanhe de perto. Então, será preciso que você meça seus resultados constantemente, para ver se está indo no caminho certo.

As metas devem apresentar indicadores que possam delinear um limite. O aspecto mensurável é vital para que você saiba identificar qual é a porcentagem daquela meta que já foi atingida e o que falta para concluí-la. Um exemplo bem prático se refere às vendas.

Ao definir uma meta de vendas de 5.000 produtos em um dado período, é possível ter uma visão mais precisa do desempenho da equipe de vendas. Caso o número esteja abaixo do esperado e o tempo esteja esgotando, fica mais fácil perceber quando será necessário realizar algumas intervenções para cumprir a meta inicial.

A: Achievable (defina objetivos atingíveis)

Lucrar e atingir resultados incríveis é um proposito de todo empreendedor, mas você deve ter em mente que seus objetivos e metas devem ser realistas e condizentes com a situação do seu time e do seu negócio.

Uma meta em vendas, por exemplo, leva tempo e trabalho duro, e pode ser complicado para sua equipe.

Então, antes de definir uma meta, tenha certeza que você e seu time têm a possibilidade e as ferramentas certas para atingir o que for estabelecido.

Ser realista é crucial para não ter frustração.

R: Realistic (seja relevante)

Sua meta faz muito sentido para o seu negócio? Está ligada aos valores e ao propósito dele?

A concretização de metas envolve um gasto de tempo e energia. Ao término, toda essa dedicação deve valer a pena. Isso quer dizer que as metas precisam estar amparadas em justificativas bem sólidas.

A aquisição de um equipamento caro e de última geração, por exemplo, explica-se pela necessidade de proporcionar produtos e serviços cada vez melhores aos clientes. Caso não haja um bom motivo para comprá-lo, a transação pode se mostrar apenas como mero desperdício de recursos financeiros.

T: Time-based (defina um prazo)

Por fim, toda meta precisa de um tempo específico para ser concluída

Qual prazo você definiu para bater essa meta? Sem um prazo, é muito mais fácil você, ou sua equipe, procrastinar e “empurrar com a barriga”. De qualquer forma, o prazo final deve estar ali, muito bem delimitado e bem visível para todas as pessoas envolvidas.

Objetivos sem prazo acabam tornando-se desgastantes. Mas fique atento, se você não atingiu o que esperava, não fique prorrogando. Talvez seja o momento de avaliar o que deu errado e refazer os planos, com novas estratégias e objetivos.

Agora vamos realizar um exercício, com uma meta real para entendermos de uma vez por todas como a prática SMART funciona.

Objetivo: Aumentar e fidelizar o número de clientes

Meta: Ampliar em 20% o número de clientes fixos até janeiro de 2020

Específica: estabelecer um percentual exato de crescimento desejado

Mensurável: ao conhecer a atual quantidade de clientes, é fácil mensurar a chegada de novos até a data especificada.

Atingível: exige um esforço que está ao alcance da empresa

Relevante: representa mais receitas e também a estabilidade da empresa no mercado

Temporal: estabelece que a meta seja atingida até janeiro de 2020

 

Agora que você tem uma ideia melhor em relação à definição de metas alcançáveis, é o momento de partir para a prática. Por isso, o planejamento de metas tem que ser muito alinhado com as coisas que você realmente deseja para a sua empresa, ou seja, é preciso que você realmente se preocupe e se importe com as coisas que quer buscar para ela.

Quando você realmente valoriza a meta, estará dando um grande passo para conquistá-la. Além disso, quando você se organiza, torna-se mais produtivo.

Em linha gerais, você precisa ter equilíbrio para determinar sonhos grandes, mas sem tirar os pés no chão.


 

Se você precisar de ajuda para definir as metas da sua estratégia de marketing digital, nós podemos ajudar! Agende um café para conhecer nossa agência ou entre em contato com a nossa equipe diretamente pelo site.

Join Us Today

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Share With Friends

Menu