Como utilizar o Catálogo de Produtos do WhatsApp

Independente do seu segmento, a sua empresa pode se beneficiar do marketing digital. A grande gama de possibilidades que ele oferece, indo desde o desenvolvimento de sites até a gestão de redes sociais, apresenta pelo menos uma ferramenta perfeita para cada empresa. As alternativas são altamente variadas e uma dessas tantas soluções é o WhatsApp Business.

Você, como usuário de redes sociais, sabe como o WhatsApp é um app altamente prático em nossas rotinas. É com ele que nos comunicamos diariamente, seja em conversas particulares ou em grupos.

Já o WhatsApp Business é uma ferramenta que faz toda a diferença para as marcas. Afinal de contas, esse aplicativo é uma excelente forma de manter o contato direto com os clientes.

Agora, essa solução está com uma novidade, são os catálogos de produtos diretamente na plataforma. Quer ficar por dentro? Então continue a leitura!

O WhatsApp Business

Segundo o site da própria empresa, “é um app para Android e iPhone que pode ser baixado grátis e foi pensado com o pequeno empreendedor em mente. Ele facilita a interação com os clientes, fornecendo ferramentas para automatizar, classificar e responder rapidamente a mensagens’, ou seja, a ferramenta foi desenvolvida focada nos negócios, para proporcionar uma melhor experiência aos clientes e ainda facilitar a comunicação com eles.

Isso é sério, já são mais de 1,5 bilhão de usuários ativos do WhatsApp e uma constatação quase unânime: as pessoas preferem falar por whats do que por telefone.

O app possui as mesmas funcionalidades, visual e recursos do WhatsApp Messenger. Você pode utilizá-lo para fazer tudo o que já está acostumado a fazer, desde transmitir mensagens até enviar fotos e vídeos.

Alguns dos recursos mais úteis do WhatsApp Business incluem um perfil comercial para exibição das informações mais importantes sobre a empresa e ferramentas para envio ágil de mensagens.

Nova funcionalidade: catálogo de produtos

O WhatsApp Business surgiu já como uma ideia muito inovadora para os empreendedores. A versão comercial/empresarial do app foi desenvolvida com recursos específicos para quem deseja manter o contato profissional.

Até então, para mostrar mercadorias para os usuários, era necessário criar artes e enviar uma série de fotos para eles.

Agora, com a nova ferramenta, você poderá subir seus catálogos com facilidade, e assim, apresentar os produtos para seus leads e clientes.

A disponibilização dessas informações será feita de forma semelhante aos tradicionais apps de entrega e lojas virtuais, ou seja, você poderá fazer uma lista de seus itens, com foto, descrição e valor.

Com isso, fica muito mais fácil acelerar a jornada de compra dos leads, isso porque os usuários já poderão visualizar todas os produtos de maneira otimizada.

Outra vantagem desse novo recurso do WhatsApp Business é que ele também ajuda no atendimento. É possível otimizar o contato com os consumidores, já tendo esse catálogo disponível no aplicativo.

A importância do novo recurso do WhatsApp Business para pequenas empresas

Apesar de existir várias plataformas de criação de lojas virtuais, muitas empresas pequenas não conseguem ter um e-commerce próprio e o novo recurso do WhatsApp Business chega para dar suporte para esses empreendedores. Isso porque não será necessário pagar para subir o catálogo de produtos.

Apenas esse fator já é de grande ajuda para as pequenas empresas que precisam gerenciar muito bem seus recursos. Além disso, a praticidade do recurso e o fato dele não exigir uma equipe especializada, acaba sendo vantagem.

O WhatsApp Business pode substituir outros meios de vendas e atendimento?

Com o catálogo de produtos e um provável sistema de pagamentos diretamente pelo app, levantou a questão se o WhatsApp Business poderia substituir outros canais de venda.

Apesar de ser uma solução vantajosa para quem tem poucos recursos para investir em ferramentas de venda da web, contar apenas com esse app não é o ideal. A tendência agora é ter múltiplos canais, justamente para oferecer mais opções para os consumidores.

Os consumidores gostam de ter o poder de compra e não se fixam mais em um único meio. Muitas pessoas, por exemplo, fazem comparações de preços em lojas virtuais, mas deixam para finalizar a compra em uma loja física.

Já outras gostam de ver o produto pessoalmente em lojas físicas, para avaliar qualidade de material, dimensões, entre outros aspectos, e compram pela web. Então, centralizar suas possibilidades de compra em um único lugar pode não ser a melhor ideia.

Além disso, o WhatsApp, por si só, não ajuda na jornada de compra. Ele é simplesmente um canal de acesso do cliente com a sua empresa. Você vai precisar de estratégias que ajudem o seu consumidor a seguir a jornada de compra.

Como cadastrar o seu catálogo de produtos?

Para utilizar o catálogo de produtos, sua empresa deve utilizar o WhatsApp Business. Em seguida, siga os passos abaixo.

1 – Acesse as configurações

Abra o WhatsApp Business. Clique no ícone (três pontinhos) no canto superior direito e em seguida em Configurações > Configurações da empresa.

2 – Acesse o Catálogo

Clique na opção Catálogo. Esta opção já deve estar liberada para todos os usuários, caso ainda não esteja liberada para você, tente atualizar seu aplicativo.

3 – Adicione um Produto ou Serviço

Na tela Gerenciar Catálogo, clique no botão “Adicionar Produto ou Serviço”.

4 – Preencha as informações do Produto/Serviço

Você pode incluir uma ou mais fotos desse produto, além do Nome e Preço. Clicando na opção “Mais campos”, vão aparecer novas opções como, Descrição, Link e Código do produto ou serviço.

Após preencher os campos desejados, clique em Salvar.

5 – Compartilhe seus produtos durante uma conversa

Depois de cadastrar seus produtos, você poderá compartilhá-los durante qualquer conversa. Basta clicar no ícone de anexar (clips) e selecionar a opção Catálogo. Em seguida, escolha qual produto deseja enviar e pronto.


 

Os hábitos de consumo digital estão sempre mudando e, para ter sucesso, é preciso mudar com eles. Agora que você já conhece o WhatsApp Business, quem sabe não chegou a hora de investir ainda mais em soluções como esta?

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