O Instagram é, sem sombra de dúvidas, uma das redes sociais mais importantes do mundo.

Com mais de 2 bilhões de usuários ativos das mídias sociais ao redor do mundo, o Instagram ascendeu rapidamente como um canal obrigatório a ser utilizado, para que as empresas se conectem com os seus clientes.

Segundos dados da SproutSocial, 80% das contas seguem perfis de empresas e 200 milhões de usuários acessam perfis comerciais TODOS OS DIAS!

Mas nada mudou tanto a história do Instagram como a adição do Stories. Ele chegou em 2016 e foi responsável pela quase extinção do Snapchat.

Não é só isso, o Instagram Stories já acumula mais de 300 milhões de usuários ativos e promete crescer ainda mais.

Mas como você pode engajar esses usuários desse rede? Como convertê-los em oportunidades de negócio? Ou melhor, como vender por lá?

Mas antes de tudo, o que é engajamento?

De forma bem simples, é a interação do público com o seu conteúdo, ou seja, quando alguém curte ou comenta em suas publicações.

Qualquer negócio pode conseguir curtidas e comentários só por estar na plataforma, mas a verdade é que sem um bom planejamento, provavelmente o volume não vai ser grande.

Para conseguir um bom engajamento, você vai precisar fazer o seu público se interessar pelo seu conteúdo.

Isso só acontece quando sua empresa está focada em gerar valor para o seu seguidor. Tem perfil que só publica anúncios, não gera nenhum conteúdo e acaba esquecendo que o usuário do Instagram quer conhecer a marca e não necessariamente fazer uma compra.

Quando você produz conteúdo de qualidade, consegue mostrar que o seu objetivo na rede social não é só vender, e aí naturalmente os likes e comentários começam a surgir.

Esse reconhecimento é muito vantajoso para o seu negócio, pois a sua empresa só tem a ganhar quando decide se dedicar a aumentar o engajamento no Instagram.

Só para você ter ideia do quanto isso pode ser poderoso, 50% dos usuários já compraram algum produto ou contrataram algum serviço que conheceram no Instagram. Sendo assim, criar um relacionamento com os seus seguidores pode ajudar a aumentar as suas vendas.

Pensando nisso, eu separei para você algumas dicas para ajudar a aumentar o engajamento nos Stories do Instagram da sua marca. Vamos lá?

Conheça o seu público

O ponto de partida de qualquer estratégia que você for implementar no seu negócio é conhecer bem o seu público-alvo, saber o que ele espera, o que deseja e do que gosta. Com o Stories não é diferente! É importante que você saiba qual o tipo de conteúdo que o seu público mais gosta e utilize-o no stories para gerar mais engajamento.

Frequência e qualidade

Além de estar frequentemente ativa no stories, de preferência postando diariamente, também é importante ficar atenta à qualidade do conteúdo que você divulga, seja vídeo, pesquisas, enquetes, imagens ou o que você for utilizar no seu stories.

A qualidade do seu conteúdo sempre deve ser uma preocupação sua, afinal, estamos falando do seu negócio.

Crie uma identidade visual

O Instagram é uma mídia visual e antes que querer interagir com o seu perfil, as pessoas têm que se sentir atraídas por ele.

Sendo assim, o perfil da sua marca precisa ter uma identidade visual muito bem definida, para chamar a atenção de quem está visitando o perfil pela primeira vez e aumentar o reconhecimento da sua marca.

Você deve seguir uma linha de raciocínio clara e objetiva para o público compreender qual é a intenção da sua marca e isso vai desde a foto do perfil, até as postagens. Você deve pensar em uma lógica visual para as suas publicações.

Nunca esqueça de um CTA

Sempre utilize call to actions! Não importa se sua conta já está apta a colocar links nos stories ou não, você precisa deixar uma direção clara para os seus seguidores, guie-os para o melhor caminho.

Essa chamada é essencial para incentivar que o usuário tome o próximo passo no seu funil.

Utilize tags de geolocalização

Uma coisa rápida de se fazer, que pode otimizar seu perfil e aumentar o engajamento, é adicionar geotags.

Sempre que estiver em algum local, principalmente sua empresa, utilize as tags de localização disponibilizadas pelo Instagram.  Elas serão ótimas para familiarizar seu usuário com os locais que sua marca simpatiza, mas também para fortalecer o sentimento de comunidade com o local onde sua empresa está sediada.

Anuncie no Instagram Stories

Sim, é possível fazer anúncios no Stories! Você mesmo possivelmente já viu alguns vídeos patrocinados no seu perfil.

Não só eles trazem uma visibilidade gigante para sua marca, mas ele otimiza suas chances de conversão.

Antes de anunciar no Stories, você deve pensar nos seus objetivos com esse investimento. Se sua meta for alcançar muitas pessoas, invista sem medo!

Colocar link nos stories infelizmente não é uma função disponível para todas as contas do Instagram, ela só está liberada para quem já atingiu a marca de 10 mil seguidores.

No entanto, pouca gente sabe que, ao ativar o modo comercial, é possível patrocinar os stories e compartilhá-los com links inseridos.


 

Agora que você já viu algumas dicas de como ter mais visualizações nos stories do seu negócio, tenho certeza que tudo vai ficar ainda melhor quando você descobrir que, com uma estratégia de marketing digital, pode dar um salto de vendas no seu negócio, utilizando o Instagram como aliado.

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