Você sabe o que é Marketing de Conteúdo?

1 Comentário
Compartilhe

marketing de conteúdo

Marketing de Conteúdo é uma estratégia utilizada em longo prazo que possui o objetivo de criar uma relação de confiança com os clientes ou possíveis clientes. Não entendeu? Calma, vamos explicar melhor. No Marketing de Conteúdo, conteúdos ricos, interessantes e altamente relevantes são criados para atrair pessoas e ajudá-las a resolver seus problemas.

No Marketing de Conteúdo, a empresa contribui com prováveis clientes na intenção de se tornar uma autoridade no assunto. Dessa forma, quando o cliente for tomar uma decisão de compra, ele estará com uma escolha predefinida. Tudo isso graças à confiança estabelecida por essa estratégia.

Este conceito de marketing é relativamente novo, pois apenas neste século começaram as ser realizados estudos, análises e experimentos. No entanto as aplicações do Marketing de Conteúdo datam de antes da era digital. Veja nosso exemplo:

No ano de 1982, as empresas Hasbro e Marvel fecharam uma parceria para produzirem as revistinhas de conteúdo infantojuvenil G.I Joe. Essa ideia formou uma revolução no marketing de brinquedos. A revista foi a primeira do gênero a ser anunciada na TV e, posteriormente, ganhou um seriado. A ideia conquistou não apenas os nerds de plantão, mas a massa de jovens da época, sem contar os adultos. Após essa estratégia, as empresas foram incrivelmente mais lucrativas. Certo tempo depois da criação das revistas, 2 a cada 3 garotos nos EUA possuíam no mínimo um dos brinquedos lançados por essas empresas.

Os responsáveis por essas estratégias talvez nunca tivessem ouvido falar em marketing de conteúdo, mas já usavam esse método.

Em resumo, o Marketing de conteúdo fala sobre seu nicho de mercado. Ao contrário do Marketing Tradicional, a empresa não fala sobre o que faz, mas sobre o que os clientes precisam.

Qual a utilidade do Marketing de Conteúdo?

A primeira parte do nosso post foi para que possamos entender melhor sobre o que estamos falando. Agora que já sabemos perfeitamente o que é Marketing de Conteúdo, você pode ficar com uma dúvida: Por que eu devo criar conteúdos para atrair possíveis clientes e criar uma relação de autoridade se posso simplesmente criar anúncios mostrando os meus produtos e serviços?

Caso ainda não esteja totalmente convencido sobre essa estratégia de marketing ou ainda não seja capaz de responder à pergunta acima, confira mais motivos para você adotar o Marketing de Conteúdo para sua empresa.

Deixe sua empresa mais visível na internet

Conteúdos ricos e originais influenciam de forma significativa nas táticas de SEO. O algoritmo que o Google utiliza em suas buscas tem evoluído muito, tanto que já consegue identificar se o conteúdo produzido é relevante para o usuário.

Conteúdos relevantes e com links internos e externos ajudam no tempo de permanência do usuário no site e no acesso a mais de uma página. Esses dados são analisados e influenciam no rankeamento do website da sua empresa.

Melhore o relacionamento da sua empresa com seus clientes

O Marketing de Conteúdo possibilita a abertura de novas portas para a comunicação dos seus clientes com sua empresa. A criação de blogs, Webnars, centrais de ajuda e redes sociais aumentam o engajamento com sua marca e possibilitam formas variadas do cliente se expressar.

Reduza o custo de aquisição de clientes

Este termo pode ser definido como o valor que sua empresa gasta para conseguir um novo cliente. O Marketing de Conteúdo atrai pessoas interessadas em seus produtos e serviços de forma orgânica e com baixo custo.

É a melhor maneira de nutrir seus leads

Não sabe o que são leads? Nós te explicamos, confira nosso post: A sua empresa precisa de Leads, saiba os motivos.

Por maior que seja a sua base de leads, muitos destes prováveis clientes ainda não estão prontos ou se interessam por seus serviços e produtos.

Não estamos dizendo que eles nunca se tornarão seus clientes. É neste momento que entra o Marketing de Conteúdo, na maior parte das vezes o prospecto necessita apenas adquirir a confiança necessária em sua marca e serviço.

Nutrir esses leads irá prepará-los até o momento da compra. Deste modo você não descarta nenhum provável cliente, apenas leva a compra para uma data mais propícia.


Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários, temos uma equipe preparada para atendê-lo.

Se preferir, entre em contato conosco.
Acompanhe todos os nossos posts em nosso Blog.

facebook ads - Você deve anunciar? sim ou claro
Facebook ADS: Você deve anunciar, sim ou claro?
Close - 05 dicas de rankeamento - Blog Post
5 Dicas valiosas para ranquear melhor o seu site no Google

1 Comentário. Deixe novo

  • Olá mais uma vez passando por aqui… resolvi parar para dizer que seu conteudo esta sendo muito aproveitado… tenho uma empresa de marketing digital em londrina e esse tipo de conteudo só vem a agregar… forte abraço!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu